Conheça as Modalidades do Longboard +DICAS - Moda Aprovada - Blog de Moda Masculina

Conheça as Modalidades do Longboard +DICAS


Quero ressaltar que não sou nenhum "expert" no assunto (risos), como eu gosto de long, resolvi fazer este post, que foi feito básicamente para quem ainda não sabe o que é "LONGBOARD" e quais são suas MODALIDADES... 

Se você aí tem dúvidas de qual longboard comprar, a primeira dica que eu te dou é a seguinte: Comece pelo "teste drive", sim! use o long de seus amigos antes de investir no seu, faça teste em quantos modelos diferentes você conseguir, depois veja qual fica mais confortável para você. A dica vale também para o tipo de "shape" (parte da madeira do skate), vale a pena andar em vários modelos possíveis antes de comprar o seu.


 Você precisa ter em mente qual tipo de rolê você vai querer fazer, por Exemplo: um longboard para downhill slide é diferente de um long para downhill speed, ou seja, existem vários shapes para cada uma modalidade e finalidades diferentes.

Para ser considerado "Longboard" o shape deve ter no mínimo 40 polegadas, ou seja: (100 centímetros), caso tenha menos que isso, é considerado um semi-long

O certo é você escolher um shape que seja adquado para você, que te deixe mais confortável, de maneira que suas pernas não fiquem muito abertas, nem muito fechadas.
Alguns "longs" 
tem o tal concave, que é uma curvatura que tem dentro do shape. Se seu shape tiver concave, vai ser mais fácil virar nas curvas, pois as bordas praticamente se encaixam na curvatura dos pés.

Bom, é basicamente isso! Você encontra dicas fácilmente no YOUTUBE


AS MODALIDADES:

Downhill Slide:

A modalidade Downhill slide é uma das mais conhecidas do longboard, ela consiste em descer ladeiras, fazendo slides agressivos, assim como todas, essa modalidade requer muita técnica e equipamentos apropriados: capacete, joelheira, cotoveleira, luva própria para slide. Os shapes costumam ter 35 polegadas, as rodas são muito duras e pequenas, os trucks tem angulação altas e são pequenos.



Carving:

Modalidade onde o skatista desce morros fazendo várias curvas e zig zags bem suaves, é uma das modalidades que eu acho super legal, é só descer e se divertir!
É recomendado usar trucks na faixa de 50º a 45º, shape aproximadamente 40 polegadas e pouco flexível, rodas grandes e macias são ideais por segurarem bem a velocidade, rodas 75mm e 80A é uma boa opção.



Slalom:

A intenção é desviar de obstáculos, zig zags super rápidos entre cones, eu acho muito difícil, requer velocidade, habilidade e equilibrio.
Os trucks recomendados devem ser altos e curtos, girar muito e ter pouca estabilidade em alta velocidade, o shape por volta de umas 33 polegadas, rodas finas e macias.



Freestyle:

Manobras, pulos, slides rápidos, saltos em bancos, manuais, grinds, e principalmente improvisar, é feito no freestyle.
O shape precisa ter tail, ser flexível, resistente e leve. Os truks geralmente são de 50 graus, que fazer bem as curvas e são resistentes. As rodas devem ser pequenas...



Dancing:

O nome já diz tudo! literalmente o skatista dança em cima do shape, com movimentos calmos e suaves, fazendo longas curvas, girar etc... Eu sou apaixonado por essa modalidade, acho massa demais! 
Geralmente os shapes costumam ser grande, 45 polegadas...



Freeride:

Freeride é uma "volta livre" no skate. Faça o que quiser em cima do long, a modalidade Freeride possui uma grande variedade de manobras. É recomendado um long que tenha tail e nose. Shape de no mínimo 40 polegadas, truck pode varias entre 160mm e 180.
Se você não quiser implantar o slide em seu freeride, escolha as rodas mais macias, elas darão mais estabilidade para fazer um "surf" no asfalto.



Speed:

 O speed é a modalidade mais arriscada, o skatista desce ladeira reta, com o objetivo de atingir a maior velocidade possível, chegando passar de 100 km/h.
O shape deve ser de 40 polegadas, trucks baixos entre 45º e 35º, as rodas variam de acordo com o morro.