Erro no catálogo do lightroom - Moda Aprovada - Blog de Moda Masculina

Erro no catálogo do lightroom



Uma problema comum que pode acontecer no programa lightroom, é o erro do catálogo, quando você tenta abrir o seu programinha... Ele vem acompanhando da seguinte mensagem : "O catálogo do Lightroom não pode ser aberto porque já está aberto em outro aplicativo." 

Tem muita gente que ainda fica louco tentando arrumar esse erro, que na verdade é muito simples de ser resolvido, eu ficava super LOL quando isso acontecia comigo, até que um colega me deu uma pequena dica que foi o fim desse problema!


Quando você clica em "continuar" nada acontece, já em "Escolher um catálogo diferente" surge a seguinte tela:


E ao tentar abrir o arquivo, o problema anterior volta. Parece até que você perdeu todo o seu projeto e que o problema não tem solução, mas na verdade, é simples demais. É só ir na pasta onde está gravado o arquivo do catálogo, normalmente ela fica em "Minhas Imagens" dentro de uma pasta Lightroom:


Note que dentro desta pasta há um arquivo com o mesmo nome do seu catálogo, porém ele é terminado em .lock . Ele é gerador pelo Lightroom enquanto está trabalhando, sua função é evitar que outro instância do programa tente abrir o mesmo catálogo. Pode acontecer algum travamento ou uma queda de energia enquanto você faz suas edições, isso acaba deixando esse arquivo para trás, gerando o problema. É só apagá-lo, e o Lightroom deverá abrir na próxima tentativa.


Agora é só continuar usando o seu programa normalmente!


Fontes: (Lightroom Brasil)