Quais são os alimentos que você nunca deve comer quando tiver feito tatuagem? As pessoas estão acostumadas a usar a palavra "remoso" para descrever alimentos ricos em gordura, sal, açúcar e óleo refinado. Por conta disso, esses alimentos têm maior probabilidade de causar inflamação da pele e também interferir no processo de cicatrização.
Portanto, é muito importante evitar esses tipos de alimentos na dieta alimentar, pois é uma excelente forma de complementar o tratamento de pessoas com problemas de pele ou algum tipo de inflamação (como após tatuagens).
É importante lembrar que além da alimentação, os cuidados adequados com a tatuagem também são importantes, como proteger a pele, não arranhar e evitar tomar sol.
Alimentos para não comer quando fizer uma tatuagem
Comer grandes quantidades de alimentos "ricos" pode aumentar a inflamação e impedir o processo de cicatrização da pele. Além disso, esses alimentos podem causar outros problemas de saúde, como colesterol alto, dores de cabeça e diabetes.
O ideal é que esses alimentos não façam parte de sua dieta diária e não devem ser consumidos por pelo menos uma semana após a tatuagem.
Confira 14 alimentos para evitar quando quando tiver feito uma tatuagem:
• Refrigerantes, sucos industrializados
• Bebidas alcoólicas;
• Macarrão instantâneo;
• Caldo de carne;
• Alimentos congelados prontos a comer;
• Sorvete;
• Barras de cereais
• Chocolate e rebuçados;
• Bolos e bolos prontos;
• Bolachas recheadas;
• Batatas fritas e pastel;
• Carne de porco e carnes processadas;
• Salsicha e Presunto;
• Linguiça e bacon;
• Salame e Bolonha.
Como você viu antes, você deve seguir os conselhos, pois a característica de uma tatuagem é um pequeno ferimento na pele. Portanto, se você não tiver cuidado, pode causar um processo de inflamação muito sério.
Além disso, é muito importante evitar alimentos com alto teor de gordura como carne de porco, frutos do mar, chocolate e bebidas alcoólicas por pelo menos uma semana após a tatuagem.
O que posso comer depois de fazer uma tatuagem?
Em primeiro lugar, você precisa entender que para que qualquer ferida cicatrize adequadamente, não deve haver falta de vitaminas e minerais, e deve-se consumir água, proteínas e carboidratos em quantidade suficiente.
Se a pessoa tatuada tem problemas de saúde como diabetes ou hipertensão, isso deve ser controlado.
Ou seja, se a pessoa consegue seguir uma dieta balanceada, não há motivo para se preocupar com o que comer ou não ao fazer uma tatuagem.
Aqui estão os alimentos que você pode comer enquanto se recupera de uma tatuagem recente.
Chás de camomila, alecrim e gengibre;
Sementes de chia e gergelim;
Sementes de linho e amendoim;
Azeite, salmão e atum;
Castanhas e abacates;
Alho, cebola e açafrão;
Laranjas e cerejas acerola;
Tomates e frutas vermelhas.
Vale ressaltar que, por não consumir regra, esses alimentos são apenas sugestões e devem ser incluídos na alimentação adequada de todos.
O que posso comer para acelerar a cicatrização da tatuagem?
Para acelerar o processo de cicatrização da pele após uma tatuagem, é necessário ingerir alimentos ricos em antioxidantes e compostos antiinflamatórios, como o ômega-3.
Os alimentos mais antioxidantes que você pode comer incluem tomates, frutas vermelhas e frutas cítricas, bem como ervas como o alho.
Alimentos antiinflamatórios são alimentos ricos em gorduras benéficas, como nozes, abacates, salmão, sardinha, atum, amendoim, sementes de gergelim, sementes de chia e sementes de linho.
Além disso, você pode beber 1-2 xícaras de chá antiinflamatório, pois isso também ajudará na cura. Você pode usar ervas como alecrim, gengibre e camomila para fazer chá.
Para mais dicas sobre nutrição antiinflamatória, veja abaixo. Uma boa dieta com alto valor nutricional pode ajudar muito no processo de cicatrização, como:
Alimentos ricos em ômega-3;
Zinco, ferro e selênio;
Vitaminas A, C e K;
proteína.
Como faço para cuidar da minha tatuagem recém-feita?
Além de prestar atenção à dieta alimentar para garantir que a pele se recupere da tatuagem, também é importante e necessário tomar outras medidas preventivas, como lavar a área com sabonete por pelo menos duas semanas.
Também é importante evitar banhos de sol. Não vá para o mar ou piscina por pelo menos dois meses, caso contrário a área da pele pode ficar irritada e a área tatuada pode inflamar.
Portanto, você deve procurar um site de tatuagem confiável que tenha permissão de trabalho e os materiais usados na operação tenham sido totalmente desinfetados.
Como saber se a tatuagem está inflamando?
Uma das complicações mais sérias que podem ocorrer após uma tatuagem é a infecção, que ocorre quando certos microrganismos (como bactérias, fungos ou vírus) conseguem entrar no corpo através de uma ferida na pele.
Como saber se a inflamação não é apenas uma alergia?
As alergias podem causar os mesmos sintomas que as infecções, especialmente quando há tatuagens na pele.
No entanto, a frequência de febre, calafrios ou desconforto é muito menor, sendo mais comuns a vermelhidão, inchaço, dor, coceira e até descamação da pele.
Portanto, a melhor maneira de informar se realmente é uma simples alergia é marcando uma consulta com um dermatologista. Nesse local, logo após o início do tratamento para alergia, o médico solicitará um esfregaço de pele para descartar possíveis infecções.
Quer saber mais sobre os procedimentos e cuidados com as tatuagens? Portanto, deixe nos comentários o que você costuma fazer quando faz uma tatuagem para que ela não seja ativada.